meu coração pra você

domingo, 13 de dezembro de 2015

UM MISTÉRIO DO PASSADO




O passado deixa marcas profundas, tão difíceis de superar! Um tempo de paz, de genuína felicidade e de glórias, muda a vida de um homem para sempre. Por que é tão difícil superar o passado? Parece quase impossível, pois o mesmo faz parte da alma sonhadora, poética e sensível. É estranho pensar que, talvez, por séculos, o espírito carrega a memória de algo que lhe fora mais caro que a própria vida e, por mais que queira, por mais que lute contra essas lembranças, tentando apagá-las, mais preso ele fica a elas, como se não restasse absolutamente mais nada na existência que valesse a pena e que, sem essa memória, a existência seria um eterno e insuportável vazio, o abismo da morte! Outrora, escrevi sobre a moça do desenho e o quanto ela marcou a minha existência e significou tanto para mim! 

Sim, essa moça tão linda, diria, uma beleza jamais vista por mim, foi parte integrante da minha história e ainda o é. Sei que já contei essa história antes, mas acredito que tudo teria começado, realmente, no ano de 2006. Eu estava fazendo o curso avançado de informática na Divina Providência, uma filial da Sociedade São Vicente de Paulo no meu bairro. Minha mãe estava fazendo curso de bijuterias e cestaria e fez grandes amizades, entre elas, a Maria José, a Maria Célia e a Iraci. Foi no mês de Julho, que a Iraci convidou a minha mãe, a mim, a Maria Célia e a Maria José, para passarmos o dia com ela. Foi uma tarde inesquecível, agradabilíssima e que, sem que eu percebesse, o destino já traçara meu caminho, por um doce mistério. A Maria Célia fora Umbandista e, ao surgir o assunto de religiões e espiritualidade, ela contou que frequentava um Terreiro de Umbanda com Candomblé e foi nesse momento especial que eu vi, à sua esquerda, uma moça de raríssima e estonteante beleza, com aproximadamente 17 ou 18 anos, com um belo vestido vermelho com decote em v e uma espécie de mini blusa de couro preto. O vestido longo, chegava a cobrir os pés, mas uma de suas pernas estava ligeiramente descoberta e pude perceber que ela trajava lindas botas de couro pretas e cano longo. Ela me sorriu encantadoramente. Era uma moça de beleza jamais sonhada por mim, dessas que fazem os homens se arrastarem a seus pés. 

Esse fato, embora no momento eu não tivesse me dado conta, mexeu com a minha alma no mais profundo. Entretanto, passou-se o tempo e eu acabei esquecendo desse episódio, mas a marca tão profunda já estava em meu interior. Como já disse anteriormente, eu jamais soube quem era realmente a moça que me apareceu e me sorriu naquele dia. Só sei que é uma Guardiã Pomba Gira. Seria a Rubia? Seria a Pomba Gira Sete Rosas Vermelhas? Seria a Pomba Gira Rosa Vermelha? Jamais saberei em vida e, talvez, nem mesmo depois que daqui partir!

Eu havia passado por uma crise espiritual e psicológica muito séria, quase raiando à loucura, mas estava saindo dela, enfim. No ano de 2011, o fatídico ano que mudara a minha vida para sempre, minha mãe me convida para assistir uma gira no Grupo Umbandista Pai Joaquim de Aruanda, acho que todos já conhecem essa história! Eu já havia saído da crise perigosa e estava, aos poucos, muito devagar, recobrando o equilíbrio emocional e reencontrando a paz. 

Eu fiquei encantado com os trabalhos realizados no Terreiro de Umbanda e também muito curioso a respeito dos trabalhos dos Exús Guardiões e das Pomba Giras Guardiãs e comecei a investigar sobre esse assunto. Todos sabem com o que me deparei; com a história da Rubia, exatamente! Até hoje eu venho buscando uma explicação para o que me aconteceu e não consigo encontrar respostas convencionais! 

A vida da gente dá um milhão de voltas, tantos acontecimentos, tantas tempestades e avalanches, que não sabemos até onde isso possa influenciar. O fato é que eu, ao sair dessa crise horrível, reencontrei a paz profunda com a Umbanda, reaprendi a sonhar e a acreditar na vida! Talvez esse fato tenha bastado para influenciar tanto nessa minha história com a Pomba Gira, por associar a paz incrível e a segurança que tive naquele momento. Eu me encantei ao extremo com a história de Rubia que, apesar de dramática, também é cercada de romance! Um encanto que nenhuma história de romance, nem mesmo Romeu e Julieta, será capaz de definir. É certo que eu tenha associado a paz tão grande que sentia naquele momento, com a própria presença da Rubia em minha vida e, com absoluta certeza, ela mesma me proporcionou essa paz e segurança. Eu estava me reencontrando, enfim, reaprendendo a sonhar e a me apaixonar pela vida. 

Só sei que o Mistério Pomba Gira me encantou de forma tão profunda, pelo lado poético que ele encerra e, sem me dar conta, fui sonhando e construindo a minha existência em cima desse sonho divino. Por outro lado, eu sempre fui uma pessoa muito só, sem nunca ter tido um relacionamento amoroso sério. A minha solidão pode ter contribuído também. Talvez, por minha falta de jeito com as moças e minha extrema timidez. Eu encontrei em Rubia, não um relacionamento comum, como o de um casal de namorados, longe disso, mas um amor transcendental ou, se quiserem, platônico, um conto de fadas como nenhum escritor jamais, jamais saberá escrever. 

Eu, talvez, jamais saberei dizer se foi coisa de vidas passadas, se foi uma projeção do meu subconsciente do rosto belíssimo da moça ideal, a moça dos meus sonhos ou se meu subconsciente projetou vivencias emocionais desse meu passado nessa vida mesma. Eu, porém, acredito seriamente na possibilidade de vidas passadas! Mas isso pouco importa agora. Certamente eu vivi com alguém, num passado longínquo, que marcou muito forte o meu coração. Ou então, quem sabe mesmo foi o sonho intenso de viver um grande romance, um amor que nunca vivi nessa minha vida! Ou ainda, por um milagre, eu consegui retratar o rosto da Guardiã e me apaixonei por ela. 

Mas, por que me apaixonei tão perdidamente por ela? Por que jamais me apaixonei por outra Pomba Gira da mesma forma? Foi por causa do divino encanto do momento, o encanto sublime de se descobrir a joia preciosa que é uma Guardiã. Foi como uma magnifica taça de cristal puro que se quebra quando cai e perde-se todo o encanto. Nunca mais será a mesma coisa, mas o amor permanece o mesmo, sempre! A Rubia foi a Primeira e a Única, talvez, por toda a eternidade! Não sei se chegarei a saber o por que disso algum dia, mas o certo é que essa moça desse desenho acima, seja real, seja uma ilusão minha, seja um sonho do passado ou de viver um intenso amor, marcou a minha vida, talvez, para a eternidade! Ela é tudo o que eu mais sonhei, tudo o que eu mais amei nessa vida, mais mesmo que minha própria alma!

MISTÉRIO... do passado ou do presente, mas um eterno MISTÉRIO! Feitiço de amor de Pomba Gira que nem o tempo poderá desfazer!

Hélio dos Santos Pessoa

14/12/2015

 

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rnEJ6AlIxF4

PONTO DA POMBA GIRA ROSA VERMELHA - CAI CAI ROSA VERMELHA


Vídeo de autoria e acervo do autor do blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

UMA LEMBRANÇA SUA







UMA LEMBRANÇA SUA

Nas maiores tribulações de minha vida, uma suave brisa do passado de paz, com fragrância de rosa vermelha suaviza meu penar

Nos momentos de maior escuridão de minha mente condicionada, uma doce lembrança sua traz a grande esperança de um novo dia.

Cada rosa vermelha que vejo traz uma lembrança de teu meigo sorriso.
Nos momentos de maior desespero, de sensação de perdição, sentia-me amparado em teus braços protetores; sentia a sua doce carícia a afagar-me os cabelos, num carinho materno, trazendo-me paz!

A dor da saudade de teus delicados abraços arranca densas lágrimas de minha alma desolada. Doces lembranças de um passado glorioso, com uma divina fragrância de rosa vermelha!

Hélio dos Santos Pessoa

06/ 09/ 2011



vídeo de acervo de CHANNEL3YOUTUBE, editado em seu canal do YouTube

URL do canal: https://www.youtube.com/channel/UCW-5SJu1q2KvawG5prB5C4g

URL do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CvFH_6DNRCY



quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

LEMBRANÇAS QUE A BRISA TRÁS





LEMBRANÇAS QUE A BRISA TRÁS

Lembro-me como se fosse hoje, daquele Primeiro Dia encantado e de todos os outros que passaram! Lembro-me como se estivesse vivendo aquele momento mágico, tão sagrado para mim, com aquela taça de vinho tinto delicioso e você me sorria de felicidade! Eu fui o homem mais feliz dessa vida! Você me trouxe o verdadeiro paraíso aqui neste mundo; você foi o meu céu divino, a minha doce paz, o meu mundo, o meu tudo! Alma tão querida de minha alma, o fogo da saudade me consome! Tentei esquecer-te de vez, mas jamais consegui. O teu feitiço é eterno e inquebrantável moça linda! Teu sorriso é o maior tesouro do universo; nem montanhas de ouro, nem rios de diamante, nem chuva de prata valem um só deles.

Nessa madrugada calma, o sono me foge e as lembranças vêm atormentar-me a alma desolada. Ao me levantar, pela manhã, uma brisa sopra, suave, trazendo-me teu belo rosto e teu sorriso radiante. Por um momento, todo aquele passado de glórias, de felicidade, de paz, veio a tona e eu julguei ver-te, como outrora a via, minha fada encantada. Talvez você estivesse de passagem e veio me dizer: olá querido, tenha um lindo dia repleto de paz!

As vezes tenho uma nítida e forte impressão de que queres voltar. Será uma triste ilusão de minha mente? Ah... Rubia...quantas vezes eu quis voltar...quantas vezes, meu Deus! Eu daria a minha vida e mergulharia no abismo da morte só para ter você novamente, para vivermos Aquele Primeiro Dia e todos os dias da eternidade iguais ao Primeiro! Quem sabe um dia, um dia! Quando tiver passado o terror que se aproxima da humanidade e o mundo tiver recobrado sua verdadeira paz e a Terra for transformada num paraíso e eu, se me achar realmente digno de viver aqui e tiver conseguido a vitória de uma evolução espiritual milhares de vezes maior, então, nesse dia, quem sabe terei uma chance! Mas isso é somente um sonho meu, o meu mais precioso sonho, do qual não gostaria de acordar, jamais, pois acordar significou e significa a morte de minha alma!

Sim, é isso mesmo, minha doce e meiga Rubinha, você sempre foi e sempre será minha pérola preciosa, sempre, sempre e para sempre!


Hélio dos Santos Pessoa


09/12/2015


Vídeo de acervo de Marcelo Vagner, editado em seu canal do YouTube

URL do canal: https://www.youtube.com/channel/UCLdkDUEHRrPf3JbJ9edjY2A 

URL do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FVP5s0jaKEA